Benefícios do alongamento antes e depois do Mamãe Sarada

Entenda porque você não deve deixar de se alongar

Você já deve ter ouvido falar muitas coisas sobre alongamento e programa mamae sarada. Há muitas controvérsias sobre o qual o melhor jeito de fazê-los, quando e quais são seus reais benefícios. A única coisa unânime é que este exercício deve ser feito com regularidade.

Para sanar as dúvidas sobre alongamento, preparamos um artigo sobre o tema.

Benefícios do alongamento e do Mamãe Sarada

O principal benefício do alongamento é a melhoria de uma das principais funções físicas: a flexibilidade. Por isso, deve ser feito até mesmo pelas pessoas que não praticam outras atividades físicas. Além disso, a prática dos alongamentos ajuda a aprimorar o desempenho físico e a qualidade de vida de maneira geral.

Muito se ouve sobre o poder do alongamento de prevenir lesões causadas por exercícios. Contudo, não há comprovações sobre este fato. O que podemos afirmar, de acordo com o simpósio do ACSM (American College of Sports Medicine), é que o alongamento feito constantemente, em longo prazo, melhora a flexibilidade, como dissemos acima. Músculos mais flexíveis estão menos propensos às lesões.

Por tornar o músculo mais comprido, o alongamento também favorece as articulações, corrige a postura e melhora a circulação sanguínea. Mamae Sarada vai te ajudar a emagrecer depois da gravidez.

Quando se alongar

Quem pratica exercícios deve alongar seu corpo antes e após a malhação. Antes do treino, o alongamento aquece seus músculos e facilita a execução dos movimentos. Após a atividade, promove relaxamento muscular e retarda o desaquecimento corporal.

Pelos benefícios que o alongamento traz, voltamos a dizer que todos devem se alongar regularmente. Não há contra indicações e nem é necessário sair de casa para fazê-lo. Basta procurar um profissional e pedir orientações de como se alongar adequadamente de acordo com o seu corpo e sua condição física.

Como se alongar

De acordo com um artigo publicado no  MSSE (Medicine and Science in Sports and Exercise), cada série de exercício de alongamento deve durar entre 15 e 45 segundos. Um tempo menor pode não surtir efeito, enquanto um período além do recomendado pode prejudicar o desempenho muscular.

Respeite os limites do seu corpo. É normal sentir um desconforto moderado, mas cuidado para não se “esticar” demais. Isso pode causar distensões musculares.

Por fim, é fundamental manter uma boa postura, alinhar o corpo (pés, joelhos e quadril ou mão, antebraços e braços) e manter a respiração profunda e tranquila.